Notícias e Artigos

𝗠ULHERES DE ABRIL, TODAS À RUA!

O MDM celebra Abril como conquista viva — feita de luta, coragem e participação das mulheres que se levantaram, e se levantam, por direitos, igualdade, justiça social e Paz.

No 25 de Abril, voltamos à rua — para celebrar a Revolução que mudou a vida das mulheres e exigir que Abril se cumpra na vida das mulheres!

2025 assinala os 50 anos das primeiras eleições livres em que todas as mulheres puderam votar.

Votar, nesse momento histórico, foi um ato de afirmação. Uma rutura com o silêncio e com a submissão a que o fascismo nos condenava.

Hoje, votar é tomar posição.

É resistir.

É exigir a concretização dos nossos direitos

e afirmar o compromisso com a democracia, com a igualdade e com Abril.

Está nas mãos das mulheres fazer do voto um instrumento de luta e de esperança — um voto consciente, que reflita as exigências de todos os dias:

– o direito a decidir

– a trabalhar com dignidade

– a viver sem violência

– a ser respeitadas

𝗖𝗮𝗱𝗮 𝗽𝗮𝘀𝘀𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗮. 𝗖𝗮𝗱𝗮 𝘃𝗼𝘁𝗼 𝘁𝗮𝗺𝗯𝗲́𝗺.

Apelamos às mulheres:

venham descer a Avenida connosco no 25 de Abril! Vamos fazer ouvir bem alto a nossa voz:

– por igualdade

– por justiça social

– por direitos no trabalho, na saúde, na maternidade, na vida

– pela Paz no mundo!

𝗡𝗮̃𝗼 𝗮𝗰𝗲𝗶𝘁𝗮𝗿𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗿𝗲𝘁𝗿𝗼𝗰𝗲𝘀𝘀𝗼𝘀!

Desfilamos com a força das que vieram antes, com a coragem das que não se calam nem se rendem

e com o compromisso de construir um futuro com todas e para todas.

Neste 25 de Abril, afirmamos:

A liberdade e a igualdade fazem-se com a nossa presença, com a nossa luta, com a nossa participação — nas ruas e nas urnas.

𝗘𝘀𝘁𝗲 𝗔𝗯𝗿𝗶𝗹 𝗲́ 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 — 𝗰𝗮𝗱𝗮 𝗽𝗮𝘀𝘀𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗮, 𝗰𝗮𝗱𝗮 𝘃𝗼𝘁𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘁𝗿𝗼́𝗶.