Notícias e Artigos

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 2010

TRILHOS DE MULHERES – UM SÉCULO DE LUTAS PELA IGUALDADE

Clara Zetkin propôs em 2010, um dia internacional da luta da mulher trabalhadora, para homenagear as mulheres que, em muitas partes do mundo, exigiam igualdade salarial,  a redução do horário de trabalho e melhores salários.  Para homenagear as mulheres que, em muitos países da Europa e nos EUA, pelo direito de voto.

Neste 100 anos, em todo o mundo, o Dia Internacional da Mulher assumiu expressões diversas para celebrar e comemorar lutas e conquistas mas também para reivindicar o cumprimento dos direitos como cidadãs, como trabalhadoras, como mães.

Em Portugal, o MDM sempre assinalou o 8 de Março, desde a sua criação em 1968 e ainda sob o fascismo, dando continuidade a lutas travadas nessa data por grupos de mulheres trabalhadoras e antifascistas. Com o 25 de Abril, grandes passos se deram e muitos trilhos se abriram e percorreram: a proibição de qualquer forma de discriminação com base no sexo, o direito à igualdade na família, à saúde, à educação, à habitação.

No 8 de Março de 2010, persistem razões para a luta das mulheres.

Ainda que parecendo haver um maior reconhecimento das mulheres em todas as esferas da vida, os números mostram que o desemprego, a discriminação no mundo do trabalho, a pobreza e exclusão social, a violência, os fracos apoios sociais, atingem mais fortemente as mulheres.

Tem sido longo e árduo o caminho percorrido nestes 100 anos.

com grandes avanços mas também retrocessos, que exigem a participação e o contributo de todas na defesa das grandes causas femininas.

PELOS DIREITOS E A DIGNIFICAÇÃO DAS MULHERES

Comemoramos o Dia Internacional da Mulher, num contexto económico e social difícil, em que são mais agudas as desigualdades, em que se agrava a pobreza, em que proliferam situações de injustiça.

No mundo do trabalho,  O Código do Trabalho aprovado pelo anterior governo do PS veio agravar muitas das situações laborais penalizadoras das mulheres. A desregulamentação dos horários de trabalho impossibilitam uma vida pessoal e familiar estável. O MDM condena estas e outras políticas geradoras de precariedade social que se alargam a muitas famílias e exige novos caminhos que permitam na defesa dos direitos conquistados pela luta de gerações e gerações de mulheres.

A maternidade tem que ser valorizada como uma função social, exigindo o MDM o cumprimento dos direitos previstos na lei e o reforço dos apoios sociais às famílias. É fundamental a fiscalização do Estado às empresas, pela garantia e respeito dos direitos das mulheres trabalhadoras grávidas, puérperas e lactantes e a aplicação de sanções às entidades àqueles que violem esses direitos. Só assim se conseguirá apoiar uma maternidade e paternidade responsáveis e contribuir efectivamente para o aumento da natalidade.

Também a violência nos preocupa, nas suas várias formas, e que atinge maioritariamente as mulheres. O MDM continua a procurar dar visibilidade a um flagelo que ainda se encontra oculto na sociedade e que urge resolver.

Neste Dia Internacional da Mulher reafirmamos solidariedades com as mulheres do Mundo, vítimas de guerras injustas e com todas as mulheres, que nos seus países, lutam pela sua emancipação e por uma vida digna para os seus povos.

O MDM reafirma a solidariedade com as mulheres da Palestina, do Iraque, do Afeganistão ou do Sahara Ocidental, onde se continua a assistir ao horror da violência e das guerras de ocupação e à desvalorização da vida humana.

Tal como a luta que originou, há um século atrás, a celebração de um Dia Internacional da Mulher, o 8 de Março continua a ser, no nosso tempo, um dia de acção, de intervenção e de luta das mulheres por melhores condições de vida e de trabalho, pela igualdade de direitos entre mulheres e homens, pela afirmação das mulheres como força social imprescindível ao desenvolvimento e ao progresso dos países.

O MDM saúda as mulheres neste 8 de Março de 2010 a apela à sua crescente mobilização na defesa da igualdade e da emancipação como grandes valores a preservar, inseparáveis da valorização pessoal, social e democrática.

Em Movimento Sonhar e Viver Melhor Mulheres em Igualdade

 2010 é ano de Congresso do MDM!

A 15 e 16 de Maio, no Fórum Lisboa, o MDM actualiza a reflexão sobre as grandes questões das mulheres no nosso país e no mundo, no contexto actual, traçando perspectivas para prosseguir a sua acção, em movimento, na luta pela igualdade e emancipação das mulheres.